Dúvidas

Quanto tempo leva uma terapia floral?
O tempo depende de cada indivíduo e do tema a ser tratado. Se forem temas arraigados que fazem parte da história e formação do indivíduo, o tratamento tende a ser mais longo. Se forem temas circunstanciais o tempo é menor. Assim, não é possível precisar a duração; pode ir de alguns poucos meses a anos.
Os florais podem me curar?
Os florais ajudam no processo de cura e, em alguns momentos, eles podem ser fundamentais para encontrarmos o equilíbrio. Mas quem se cura somos nós mesmos. Nós nos desequilibramos e somente nós podemos voltar ao equilíbrio. Ou seja, a cura.
Preciso fazer a Terapia ou posso só tomar os florais?
O processo terapêutico é sempre o mais indicado. É nele que fica mais fácil a compreensão e a razão dos desequilíbrios e assim, há a possibilidade de não haver retorno ao estado anterior.
Quais as contra-indicações dos florais?
Não há relatos de contra-indicações. Não é comum mas, em algumas situações há o que chamamos de crises de conscientização. São reações do organismo na busca do equilíbrio em resposta a ingestão dos florais. Os poucos que acontecem, geralmente surgem quando os desequilíbrios são intensos, não totalmente conscientes e são impactados com a atuação dos florais; duram normalmente de 3 ou 4 dias desaparecendo em seguida. Mas algumas poucas e intensas reações suficientes para haver a parada necessária para o descanso ou para ao retorno a um estado menos comprometido que anteriormente. Por exemplo: cansaço extremo num perfil pessoal que não reconhece limites, onde a reação dos florais foi a parada imposta para o descanso.
Vou deixar de ser quem sou se eu tomar o floral "errado"?
Não é possível alguém deixar de ser o que é. Nós sempre somos o que somos no equilíbrio ou no desequilíbrio. Se alguém tomar um floral para um determinado estado de alma o qual não vivência, nada vai acontecer. Será o mesmo que tomar água. Porque para haver a atuação dos florais tem de haver um estado em desequilíbrio; do contrário não há campo de atuação para os florais e nada acontece.
O que é a Terapia Floral?
A Terapia Floral ajuda no desenvolvimento das virtudes necessárias de maneira que a positividade vai se tornando cada vez mais evidente e a negatividade vai perdendo a força e deixa de se manifestar, sem guerra, de forma sutil e natural, “ assim como a neve que derrete sob a luz do sol… Dr. Bach”.

A Terapia Floral utiliza a filosofia do Dr. Edward Bach e o repertório de centenas de essências florais como embasamento. Além disso, conta com o terapeuta qualificado que tem a função de acompanhar o indivíduo no processo de auto conhecimento para que ele compreenda as causas de suas dificuldades emocionais e desenvolva (com a informação dos florais adequados a ele) as qualidades necessárias para alcançar seus objetivos internos.

A Terapia Floral age de modo integrado: com o envolvimento do paciente, com o acompanhamento e apoio terapêutico, e com a informação dos florais.

Na Terapia Floral o indivíduo é visto como um todo, em vários aspectos: sua personalidade, sua situação atual, seus ideais, sua saúde física, seu contexto social, educação, crenças, valores, sua maneira de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com os acontecimentos da vida, além de muitos outros detalhes.

Como agem os florais?
Cada flor tem uma qualidade específica, similar à virtude que precisamos desenvolver para conquistar o equilíbrio emocional ou alcançar outros objetivos internos. A virtude da flor é uma informação que poderia ser entendida como se fosse, por exemplo, o “princípio ativo não material da flor”. Quando entramos em contato com o floral, a informação da flor entra em ressonância com o nosso campo de consciência nos sensibilizando de forma gentil de modo que a qualidade ou aspecto positivo que necessitamos, pode ser despertada, desenvolvida e vivenciada.
Qual a diferença entre um profissional que indica florais e um Terapeuta floral?
O profissional que indica florais é, a princípio, uma pessoa que conhece os florais e suas aplicações. Assim ele indica florais para as questões que são trazidas. Ex: Vou fazer uma prova e estou com medo. Este profissional vai indicar alguns florais para medo, concentração, etc. Na mesma situação, um terapeuta vai também indicar florais para medo, mas na continuidade da terapia vai ficar mais claro se era medo ou se também poderia ser um estado de insegurança, baixa auto-estima, se o medo é um sentimento presente na vida deste indivíduo, etc. Assim, um terapeuta, além dos conhecimentos dos conceitos dos florais, estuda e pesquisa a dinâmica interna do indivíduo a fim de fazer com que ele atue na auto-compreensão dos seus processos, ressignificando o que até então trazia como verdade, podendo assim mudar um padrão de comportamento.
Quem pode tomar os florais?
O ser humano pode se beneficiar dos florais em todas as idades, desde quando ainda é feto, através da mãe, até a velhice.
Podemos utilizar os florais em qualquer situação, juntamente com qualquer outro tratamento, natural, alopático, homeopático etc.
São utilizados também em fases específicas como rompimentos de relacionamentos, adolescência, ingresso à faculdade, gravidez, novos empregos, filhos, casamento, relacionamentos, menopausa, andropausa, velhice, doenças prolongadas ou crônicas, passagem para outras etapas, etc.
Os florais ainda são excelentes para os animais. Podemos pingar as gotinhas de floral na água do animal, ou borrifar os florais na sua boca.
As plantas podem ser borrifadas também para se curarem de pragas, para terem mais viço e saúde.
Além disso podemos harmonizar os ambientes familiares, empresariais, escolares, sociais, enfim, de todos os tipos.
Faço Terapia floral e gostaria de fazer Auriculoterapia também. Seria indicado?
A Terapia floral associada à Auriculoterapia pode ter grande efeito a uma síndrome ou doença, potencializando o reequilíbrio físico, mental e energético do indivíduo. A Aurículo trata as síndromes por meio de agulhas que, inseridas em determinados pontos na orelha, estimulam o aumento do fluxo da energia de nosso corpo. Nosso corpo possui um fluxo de energia e, caso este seja interrompido, interfere no equilíbrio do organismo, gerando, consequentemente, uma doença. Desta forma, auxilia na patologia ou até mesmo na cura.
Floral causa dependência?

De maneira nenhuma, pelo contrário. O objetivo da terapia floral é que o indivíduo se liberte de seus traumas e conflitos emocionais para que possa levar uma vida com mais qualidade e tranqüilidade interior, utilizando suas próprias ferramentas internas para o ajuste emocional.

Por não conter agentes químicos em sua composição, não há risco de dependência.

Floral provoca efeitos colaterais?

Por não conter agentes químicos em sua formulação, os florais não provocam efeitos colaterais. O que se dá nos primeiros 7 a 14 dias de terapia é uma intensificação dos sintomas, como parte do processo de cura, ampliando a consciência sobre os aspectos emocionais que precisam de maior atenção.